PORTFÓLIO > Mostras e Exposições

Extractum, de Celso Gitahy

Extractum 94, 2024_Tinta spray sobre papelão

Extractum é a mais nova exposição multimídia individual do artista paulistano Celso Gitahy, reconhecido como um dos principais nomes da arte urbana e uns dos pioneiros da arte com estêncil e da arte de rua no Brasil.  Com curadoria de Bruna Callegari e Rafael Buosi, a mostra apresenta 80 trabalhos selecionados entre pinturas, impressões e vídeos.

Celso Gitahy apresenta em Extractum uma série abstrata, experimentando novas possibilidades de realização do seu trabalho, utilizando fragmentos de matrizes de estêncil confeccionadas durante trinta anos de carreira artística. Um universo de pinturas inusitadas, num processo que o próprio artista define como “o encontro com a alma da experiência sensorial de compor imagens com cores, traços e manchas de maneira empírica e espiritual”.

A série original composta por 227 pinturas abstratas deu origem a novos processos criativos, gerando imagens nas quais o código figurativo das obras está presente de forma diluída e imersiva.

Extractum 72, 2023_Tinta spray sobre papelão

Mantendo sólida atuação na cena de arte urbana, Gitahy propõe desenvolver sua forma particular de linguagem poética através de sua pintura, chegando ao abstracionismo, flertando com o universo digital e experimentando novas possibilidades de apresentação de seu trabalho, que revela toda a experiência acumulada de quatro décadas de produção. “Mestre como é reconhecido por muitos, Celso Gitahy é um criador de imagens. Possui liberdade e determinação para explorar e romper linguagens. Utiliza novas e antigas técnicas para realizar seu trabalho, reciclando materiais presentes no dia a dia, buscando novos suportes e elaborando pinturas e imagens que ganham vida própria, elaboradas para serem contempladas, degustadas, experimentadas”, conta Rafael Buosi – curador da mostra.

Além da exposição, Celso Gitahy lançou em maio deste ano o livro Celso Gitahy – Uma Timeline, publicado pela Editora Afluente. A publicação traça sua artística como um dos precursores da street art no Brasil. Com dezesseis capítulos, o livro percorre as várias fases de sua carreira, enriquecido por textos introdutórios de importantes figuras da cena artística brasileira.
Extractum 52, 2023_Tinta spray sobre papelão

No dia 20 de julho, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Pintura Abstrata, comandada por Celso Gitahy, no Centro Cultural São Paulo. Os participantes poderão explorar técnicas e conceitos usados pelo artista em suas produções. A oficina acontecerá em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Para participar, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/AP7h61gwXvi3rxDW8. Inscrição gratuita.

Sobre o artista:
Brasileiro, nasceu em São Paulo, graduou-se em artes plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Possui mestrado em arte contemporânea e docência no ensino superior pela Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo. Gitahy inicia sua produção artística no começo dos anos oitenta envolvido com o movimento punk paulistano. Artista urbano reconhecido por usar com propriedade a técnica do estêncil em suas obras e intervenções. Entre artigos e textos publicados: autor do livro “O que é Graffiti”, da Coleção Primeiros Passos, Editora Brasiliense. Participou de exposições em galerias, centros culturais e teve suas obras expostas em espaços públicos no Brasil, Argentina, USA, Itália, França, Alemanha, Hungria, China, Cuba e Austrália, além de realizar oficinas, palestras e curadorias abordando o tema: arte urbana.  Atualmente, vive e trabalha em seu ateliê em Mairiporã̃, região metropolitana de São Paulo, Brasil.


Ficha técnica:

Coordenação geral: Rafael Buosi
Curadoria: Bruna Callegari e Rafael Buosi
Produção: Bruna Callegari, Lorena Pazzanese e Rafael Buosi
Expografia: Espaço Líquido
Design gráfico: Claudio Rocha
Videografismo: Rogério Borovik
Assessoria de imprensa: Colateral Comunicações
Acabamento de obras: Els Alfrieda Moerman
Coordenação pedagógica: Lorena Pazzanese
Realização: Espaço Líquido
Apoio: Centro Cultural São Paulo
Patrocínio: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo

VEJA O CATÁLOGO


Serviço:
Exposição: “Extractum – Cleso Gitahy”
Período: De 13 de julho a 08 de setembro de 2024
Horário de visitação: De terça a sexta: das 10h às 20h. Sábados e domingos: das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo-SP
Entrada gratuita – Classificação livre


Oficina de Pintura Abstrata, com Celso Gitahy
Data: 20 de julho
Horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo-SP
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/AP7h61gwXvi3rxDW8


Assessoria de imprensa
Colateral Comunicação | Clayton Jeronimo
(11) 99996-9185 – claytonjeronimo@gmail.com

Amplificado

Série de oito episódios com entrevistas a personalidades sobre o universo da música. Direção: Jardel Giudici

Eu nasci aqui – Fotolivro

Fotolivro da performance Eu Nasci Aqui da artista Samira Br.

A stencil art de Celso Gitahy

Livro resgata 30 anos de produção do artista, considerado precursor da arte urbana em São Paulo.