Tributo a José Carlos Avellar na 40ª Mostra Internacional de São Paulo

A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em parceria com o IMS – Instituto Moreira Salles, presta homenagem póstuma ao escritor e crítico de cinema José Carlos Avellar na Cinemateca Brasileira.

O tributo, que faz parte da Semana ABC, contará com a exibição dos curtas Improvável Encontro, de Lauro Escorel e O Clique Único De Assis Horta, de Jorge Bodanzky.

Após a sessão dos filmes, haverá debate com Lauro Escorel, Rubens Fernandes Jr, Idê Lacreta, Bruna Callegari e Carlos Ebert, com mediação de Amir Labaki.

A programação se estende ainda com o lançamento do livro “Pai País, Mãe Pátria”, escrito por José Carlos Avellar. O projeto apresenta as relações familiares e os traços individuais dos personagens protagonistas na fotografia de filmes de sucesso brasileiros, como Abril Despedaçado ou Central do Brasil.

Sobre os filmes:

Assis
 O Clique Único de Assis Horta”, de Jorge Bodanzky

Documentário sobre o nonagenário fotógrafo mineiro Assis Horta, que imortalizou o patrimônio arquitetônico e a sociedade de Diamantina (MG). O grande impulso de sua carreira veio em 1943, com a Consolidação das Leis do Trabalho, promulgada por Getúlio Vargas. Ao tornar obrigatória a carteira profissional com foto, Vargas deu o empurrão que faltava para a classe trabalhadora entrar no estúdio fotográfico. Nos anos que se seguiram, Assis Horta fotografou centenas de pessoas. Em 3 × 4 ou de corpo inteiro, muitos tiraram então seu primeiro retrato.

Direção e imagens: Jorge Bodanzky
Produção: Marcia Bodanzky
Produção local: Guilherme Horta
Roteiro e montagem: Bruna Callegari
Som direto: Guilherme Horta
Trilha sonora e mixagem: Marcos Lazzetti
Produção e distribuição: Instituto Moreira Salles, Espaço Líquido

Assis
 Improvável Encontro, de Lauro Escorel

Totalmente realizado sobre fotografias de José Medeiros e Thomaz Farkas, o filme narra suas trajetórias, seu encontro, o desenrolar da sua amizade e as influências recíprocas. Através do diálogo entre as imagens, o documentário nos mostra a contribuição que os jovens José Medeiros e Thomaz Farkas deram para a consolidação da moderna fotografia brasileira, inaugurada nas décadas de 1940/50. As fotografias de Medeiros e Farkas daquele período, contribuíram de forma significativa, para o estabelecimento de uma nova representação visual do país.

Direção e roteiro: Lauro Escorel
Fotografia: Carlos Ebert, Jacques Cheuiche e Lula Cerri
Montagem: Idê Lacreta
Som: Antônio (Popó) Gouveia, Heron Alencar e Miriam Biderman
Animação: Gui Spech
Trilha sonora: Adriano Campos
Produção: Instituto Moreira Salles, Cinefilmes Ltda

Logo 40 Mostra
Veja a programação completa da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Links relacionados:
Photoassis – Assis Horta
IMS exibe documentário sobre Assis Horta

Últimos posts

Catálogo virtual “Poesia Experimental Portuguesa” já disponível on-line

Catálogo virtual "Poesia Experimental Portuguesa" já disponível online

Abertura da exposição “Poesia Experimental Portuguesa” em Curitiba

Registro fotográfico da abertura da exposição "Poesia Experimental Portuguesa", na Caixa Cultural Curitiba

Série “Metareal” tem pré-estreia na Galeria Vermelho

Série sobre arte contemporânea tem pré-estreia na Galeria Vermelho, em São Paulo