Oficina de montagem no Festival de Jacarehy

Oficina Festival de Jacarehy

A cineasta Bruna Callegari ministra a
Oficina de Montagem no Festival Curta Jacarehy

Sinopse:
A oficina introduz a montagem audiovisual, apresentando um breve histórico de sua trajetória desde o início do cinema até o seu desenvolvimento digital. Serão abordados conteúdos teóricos e conceituais da edição, a partir da apresentação de filmes, referências e pensamentos que nortearam a sua evolução e prática nos universos do documentário e da ficção. Também serão apresentados alguns dos principais elementos que integram o dia a dia do montador no software de edição: o material bruto, a decupagem, o corte-seco e a timeline. Serão emitidos certificados aos participantes, pelo parceiro – Programa Oficinas Culturais/Poiesis.

Data: 8 de abril de 2022
Carga horária
: 6 horas (o curso terá pausa para almoço)
Capacidade: 20 alunos
Nível do curso: iniciante e básico

Inscrições gratuita pelo Sympla

Ministrante:
Bruna Callegari (SP-Brasil, 1983) é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP, historiadora formada pela USP e jornalista pela PUC-SP. Trabalha com cinema, vídeo e fotografia desde 2005. Fez pesquisas e roteiro para documentários e atuou como montadora em diversas produtoras de São Paulo. Montou e coordenou a finalização do longa-metragem Mamonas pra Sempre, de Cláudio Kahns, com o qual concorreu ao prêmio de Melhor Montagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012. Recentemente, recebeu o prêmio de Melhor Montagem no 44º Festival Guarnicê de Cinema pelo filme Utopia, Distopia, dirigido por Jorge Bodanzky. Ao lado do mesmo diretor, com quem trabalha há quase 10 anos como montadora, já realizou mais de seis curtas, três longas e, seu último trabalho, a série documental Transamazônica: uma estrada para o passado, para canal HBO (6×60’, 2021). Atualmente, à frente de sua produtora Espaço Líquido, dedica-se também à direção, tendo realizado os curtas Visionica (2012), Retrato de Dora (2014), Deusa (2016) e Farol Invisível (2017). Seu primeiro longa documental Artéria: poesia em revista está em fase de pós-produção, em parceria com o Canal Curta. Prepara também o roteiro do longa documental TVDO já era experimetral.

Sobre o festival:
O Festival Curta Jacarehy é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem como hotel oficial o Ibis Jacareí, parceira da DOT, Link Digital, Mistika, Naymovie, Navega, Pontos MIS, Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e Vale Audiovisual – Rede de Desenvolvimento do Audiovisual do Vale do Paraíba Paulista.  Apoio institucional do Sebrae-SP e patrocínio da Wana Química. É uma correalização da Fundação Cultural de Jacarehy, Prefeitura Municipal de Jacareí e realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.


Veja as outras oficinas da programação:

Últimos posts

Pintora Eleonore Koch é retratada em filme inédito de Jorge Bodanzky

Novo filme de Jorge Bondanzky estreia no Festival É Tudo Verdade

As cores e amores de Lore estreia no Festival É Tudo Verdade

Novo filme de Jorge Bondanzky estreia no Festival É Tudo Verdade

Abertura da exposição “Pequenas Utopias” em São Paulo

Abertura da exposição "Pequenas Utopias" na Caixa Cultural São Paulo. Entrada gratuira.