Lançamento Escritos de Lisboa, de Omar Khouri

Lançamento de

Livro do poeta e pesquisador Omar Khouri, “Escritos de Lisboa: notas e reflexões sobre a Poesia Experimental portuguesa de par com o que acontecia no Brasil”, uma coedição Espaço Líquido & Nomuque Edições (2021), terá lançamento na Casa das Rosas, em São Paulo, no âmbito da I Jornada da Poesia Visual.

Na ocasião serão lançados outros seis livros que trazem produção e pesquisas no campo da poesia concreta/ visual/ intersemiótica, de autores como Marcelo Tápia, Franklin Valverde, Luiz Weesman, Roberto Keppler, Sylvia Amélia e Preto Matheus.

Sobre “Escritos de Lisboa”

Produzido durante a estadia de Omar Khouri em Lisboa, de agosto de 2015 a janeiro de 2016, o livro é fruto de detalhada pesquisa desenvolvida na Capital Lusa, em que o Autor aprofunda um assunto que lhe é caro: as vanguardas poéticas no âmbito da Língua Portuguesa, que se universaliza, dados os muitos recursos disponíveis na Contemporaneidade. O Autor faz a averiguação de contatos havidos entre o que acontecia no Brasil e em Portugal, verificando semelhanças e diferenças dos fazeres, porém, dando destaque maior à Poesia Concreta/Experimental portuguesa. São 33 textos nascidos diretamente das pesquisas realizadas na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e saídos de seu laptop, num apartamento localizado no Bairro Alto, para o Blog “Escritos de Lisboa”, onde primeiramente veiculou esta produção escrita. O internacionalismo, que já havia norteado a Poesia Concreta brasileira, reverberou na Poesia Experimental portuguesa, que tomou rumos diferentes, mas sempre com a experimentação em mente, abrindo, portanto, caminhos que a tornaram ainda produtiva e viva.

Sobre o Autor

Omar Khouri nasceu em Pirajuí-SP Brasil, em 1948. Historiador, semioticista e crítico ocasional de linguagens, também é poeta verbovisual e artista gráfico. Profissionalmente, exerce a Docência há quase 50 anos e em todos os níveis: do Infantil, passando pela Graduação, até à Pós, tendo tido mais de dez-mil alun@s, nesse tempo todo. Fundou, com Paulo Miranda, a Nomuque Edições, em 1974, a qual tem como principal façanha a publicação da revista Artéria. Como poeta, publicou livros e livrinhos e poemas em edições autônomas, tendo colaborado em inúmeras revistas experimentais e participado de exposições no Brasil e no Exterior. Exerce, também, a função de curador/antologista. Escolheu, para viver, a cidade de São Paulo, onde se encontra, já, por meio século.

Conheça a publicação no ISSU

Detalhes da publicação:
Dimensão: 15 x 21 cm
Número de páginas: 212
ISBN: 978-85-67718-10-1
Valor: R$ 40,00
Espaço Liquido Editora & Nomuque Edições, 2021

À VENDA! Peça o seu!

Serviço:

Lançamento “Escritos de Lisboa”, de Omar Khouri
Atividade presencial no jardim da Casa das Rosas, Av. Paulista nº 37, São Paulo – SP
Data: 13 de novembro às 18h

Mais infos no site da I Jornada da Poesia Visual

Últimos posts

Catálogo virtual “Poesia Experimental Portuguesa” já disponível on-line

Catálogo virtual "Poesia Experimental Portuguesa" já disponível online

Abertura da exposição “Poesia Experimental Portuguesa” em Curitiba

Registro fotográfico da abertura da exposição "Poesia Experimental Portuguesa", na Caixa Cultural Curitiba

Série “Metareal” tem pré-estreia na Galeria Vermelho

Série sobre arte contemporânea tem pré-estreia na Galeria Vermelho, em São Paulo