Exposição de Walter Silveira em Curitiba

Walter Silveira - Capa
A mostra “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira, inclui serigrafias, pinturas, objetos, instalações e vídeos produzidos em quase quatro décadas de carreira do artista paulistano.

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, entre 13 de setembro e 20 de novembro, a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira. A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, perpassa 40 anos de carreira do artista, reunindo pela primeira vez em uma exposição individual, cerca de 30 trabalhos de diferentes períodos e formatos, incluindo serigrafias, pinturas, objetos, vídeos e instalações.

O paulistano Walter da Silveira pertence à geração de jovens criadores que, no final dos anos 1970, deram continuidade às experimentações poéticas com o uso da linguagem escrita em curso na capital, então sob a égide criativa de nomes como os irmãos Campos (Augusto e Haroldo) e Décio Pignatari

Em tempos em que o termo grafitti ou pixo não eram colecionáveis, Blackberry, como ele se auto-denominava, expandia o espaço da poesia e da caligrafia para fora do papel, criando soluções intersemióticas, esse sim um termo em voga, que transcendiam o plano bidimensional, resultando em instalações, objetos, vídeos e mesmo séries cult, veiculadas em emissoras de TV.

A exposição percorre a produção de Walter Silveira a partir de eixos formais calcados na pluralidade de suportes de que o artista lançou mão para inscrever sua produção, seja no campo das idéias, seja naquele da arte. São apresentadas suas experimentações formais, em séries de poemas visuais, esculturas, cadernos de artista e também em uma seleção de 12 vídeos, incluindo Voo Polako, gravado em Curitiba em 1990, a partir de cartas e poemas de Paulo Leminski, com participação de Haroldo de Campos.

A programação também inclui leituras sobre a obra de Wesley Duke Lee, colaborações com os artistas Tadeu Jungle, Tunga e o fotógrafo Fernando Laszlo, além do histórico VT Preparado (AC/JC), em parceria com Pedro Vieira. O material é fruto da recuperação de diversos vídeos que estavam apenas em VHS, U-matic, Super-8 e outros suportes antigos.

Na abertura, dia 13 de setembro, Walter Silveira fará uma performance ao lado do músico Cid Campos. Na sequência, o curador Daniel Rangel realizará uma visita guiada com o público da Caixa Cultural, a fim de apresentar a obra do artista e contextualizar sua produção.

SERVIÇO

Exposição: “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira”
Abertura para convidados: 13 de setembro de 2016
Temporada: de 13 de setembro até 20 de novembro de 2016
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba – PR, 80060-100
Telefone: (41) 2118-5111
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Realização: Espaço Líquido Audiovisual e Editora

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Informações para a imprensa:
Isabelle Neri
isabelle.neri@gmail
(41) 99068423

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba
(61) 3206-6208
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
www.caixa.gov.br/caixacultural | caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO
CLIQUE PARA VER O CATÁLOGO

Confira alguns projetos relacionados:

Performance Cid Campos e Walter Silveira
+ Walter Silveira

Visite a página de Walt. B. Blackberry
Facebook

Últimos posts

Catálogo virtual “Poesia Experimental Portuguesa” já disponível on-line

Catálogo virtual "Poesia Experimental Portuguesa" já disponível online

Abertura da exposição “Poesia Experimental Portuguesa” em Curitiba

Registro fotográfico da abertura da exposição "Poesia Experimental Portuguesa", na Caixa Cultural Curitiba

Série “Metareal” tem pré-estreia na Galeria Vermelho

Série sobre arte contemporânea tem pré-estreia na Galeria Vermelho, em São Paulo