Abertas inscrições para Oficina de Poesia Visual

Oficina de Poesia Visual em São Paulo
Coordenação: Bruna Callegari, Lorena Pazzanese e Rafael Buosi (Espaço Líquido)

A Oficina de Poesia Visual aborda a prática da poesia intersemiótica, popularmente conhecida como “visual”, que lança mão de diversos códigos, suportes e linguagens para a realização poética. A atividade tem como inspiração obras da poesia concreta e visual brasileira e portuguesa. Ministrada pela curadora Bruna Callegari e pela arte-educadora Lorena Pazzanese, a oficina terá carga horária de 120 minutos. Os participantes deverão produzir seus poemas a partir de recursos visuais, caligráficos, ideogramáticos, geométricos ou abstratos, cujas propostas centradas no elemento gráfico visual, aliado às possibilidades literárias (verbais e figurativas) resultarão na realização de seus poemas. Ao final, os trabalhos serão digitalizados e expostos em galeria virtual na internet, na página da produtora Espaço Liquido (www.espacoliquido.com.br).

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – São Paulo
Datas: Turma A  – 1/12/2022 – Quinta-feira – 19h às 21h  |
Turma B – 3/12/2022 – Sábado – 15h às 17h
Carga horária
: 2 horas
Vagas: 40 (20 vagas cada dia)
Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Apoio: Poiesis e Oficinas Culturais

Inscrições gratuitas aqui
(Informar qual dos dois dias deseja fazer a oficina no ato da inscrição)

Ministrantes:
Bruna Callegari é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP). Elabora e realiza projetos culturais desde 2005, fazendo produções, pesquisas e curadorias. Fez a curadoria das exposições Fotolabor – a fotografia de Werner Haberkon (2013), In Natura, de Jorge Bodanzky (2017) e Poesia Experimental Portuguesa (2018). Coordenou a realização da exposição Artéria 40 anos – revista de poesia, que rendeu à publicação independente o Prêmio Governador do Estado de São Paulo em Artes Visuais, em 2017.

Lorena Pazaanese é formada pela Universidad de Buenos Aires em Diseño de Imagen y Sonido, com investigação em arte contemporânea através de cursos livres no Parque Lage. Com experiência de trabalho em arte-educação pelo Instituto Tomie Ohtake, pela ONG Mudando a História e pelo projeto argentino Cine + Chicos.

Rafael Buosi é cineasta e produtor formado pela FAAP. Coordenou a montagem de mais de dez exposições em cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e São Paulo, com foco sobretudo em mostras de poesia intersemiótica.

Veja outras oficinas já realizadas

Poemas da Oficina de Poesia Visual – Oswald de Andrade

Últimos posts

Pintora Eleonore Koch é retratada em filme inédito de Jorge Bodanzky

Novo filme de Jorge Bondanzky estreia no Festival É Tudo Verdade

As cores e amores de Lore estreia no Festival É Tudo Verdade

Novo filme de Jorge Bondanzky estreia no Festival É Tudo Verdade

Abertura da exposição “Pequenas Utopias” em São Paulo

Abertura da exposição "Pequenas Utopias" na Caixa Cultural São Paulo. Entrada gratuira.