Abertas inscrições para Oficina de Poesia Visual

Oficina de Poesia Visual em São Paulo
Coordenação: Bruna Callegari, Lorena Pazzanese e Rafael Buosi (Espaço Líquido)

A Oficina de Poesia Visual aborda a prática da poesia intersemiótica, popularmente conhecida como “visual”, que lança mão de diversos códigos, suportes e linguagens para a realização poética. A atividade tem como inspiração obras da poesia concreta e visual brasileira e portuguesa. Ministrada pela curadora Bruna Callegari e pela arte-educadora Lorena Pazzanese, a oficina terá carga horária de 120 minutos. Os participantes deverão produzir seus poemas a partir de recursos visuais, caligráficos, ideogramáticos, geométricos ou abstratos, cujas propostas centradas no elemento gráfico visual, aliado às possibilidades literárias (verbais e figurativas) resultarão na realização de seus poemas. Ao final, os trabalhos serão digitalizados e expostos em galeria virtual na internet, na página da produtora Espaço Liquido (www.espacoliquido.com.br).

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – São Paulo
Datas: Turma A  – 1/12/2022 – Quinta-feira – 19h às 21h  |
Turma B – 3/12/2022 – Sábado – 15h às 17h
Carga horária
: 2 horas
Vagas: 40 (20 vagas cada dia)
Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Apoio: Poiesis e Oficinas Culturais

Inscrições gratuitas aqui
(Informar qual dos dois dias deseja fazer a oficina no ato da inscrição)

Ministrantes:
Bruna Callegari é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP). Elabora e realiza projetos culturais desde 2005, fazendo produções, pesquisas e curadorias. Fez a curadoria das exposições Fotolabor – a fotografia de Werner Haberkon (2013), In Natura, de Jorge Bodanzky (2017) e Poesia Experimental Portuguesa (2018). Coordenou a realização da exposição Artéria 40 anos – revista de poesia, que rendeu à publicação independente o Prêmio Governador do Estado de São Paulo em Artes Visuais, em 2017.

Lorena Pazaanese é formada pela Universidad de Buenos Aires em Diseño de Imagen y Sonido, com investigação em arte contemporânea através de cursos livres no Parque Lage. Com experiência de trabalho em arte-educação pelo Instituto Tomie Ohtake, pela ONG Mudando a História e pelo projeto argentino Cine + Chicos.

Rafael Buosi é cineasta e produtor formado pela FAAP. Coordenou a montagem de mais de dez exposições em cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e São Paulo, com foco sobretudo em mostras de poesia intersemiótica.

Veja outras oficinas já realizadas

Poemas da Oficina de Poesia Visual – Oswald de Andrade

Últimos posts

Catálogo virtual “Poesia Experimental Portuguesa” já disponível on-line

Catálogo virtual "Poesia Experimental Portuguesa" já disponível online

Abertura da exposição “Poesia Experimental Portuguesa” em Curitiba

Registro fotográfico da abertura da exposição "Poesia Experimental Portuguesa", na Caixa Cultural Curitiba

Série “Metareal” tem pré-estreia na Galeria Vermelho

Série sobre arte contemporânea tem pré-estreia na Galeria Vermelho, em São Paulo