Abertas inscrições para Oficina de Poesia Visual
Oficina de Poesia Visual em São Paulo
Coordenação: Bruna Callegari, Lorena Pazzanese e Rafael Buosi (Espaço Líquido)
A Oficina de Poesia Visual aborda a prática da poesia intersemiótica, popularmente conhecida como “visual”, que lança mão de diversos códigos, suportes e linguagens para a realização poética. A atividade tem como inspiração obras da poesia concreta e visual brasileira e portuguesa. Ministrada pela curadora Bruna Callegari e pela arte-educadora Lorena Pazzanese, a oficina terá carga horária de 120 minutos. Os participantes deverão produzir seus poemas a partir de recursos visuais, caligráficos, ideogramáticos, geométricos ou abstratos, cujas propostas centradas no elemento gráfico visual, aliado às possibilidades literárias (verbais e figurativas) resultarão na realização de seus poemas. Ao final, os trabalhos serão digitalizados e expostos em galeria virtual na internet, na página da produtora Espaço Liquido (www.espacoliquido.com.br).
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – São Paulo
Datas: Turma A – 1/12/2022 – Quinta-feira – 19h às 21h |
Turma B – 3/12/2022 – Sábado – 15h às 17h
Carga horária: 2 horas
Vagas: 40 (20 vagas cada dia)
Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Apoio: Poiesis e Oficinas Culturais
Inscrições gratuitas aqui
(Informar qual dos dois dias deseja fazer a oficina no ato da inscrição)
Ministrantes:
Bruna Callegari é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP). Elabora e realiza projetos culturais desde 2005, fazendo produções, pesquisas e curadorias. Fez a curadoria das exposições Fotolabor – a fotografia de Werner Haberkon (2013), In Natura, de Jorge Bodanzky (2017) e Poesia Experimental Portuguesa (2018). Coordenou a realização da exposição Artéria 40 anos – revista de poesia, que rendeu à publicação independente o Prêmio Governador do Estado de São Paulo em Artes Visuais, em 2017.
Lorena Pazaanese é formada pela Universidad de Buenos Aires em Diseño de Imagen y Sonido, com investigação em arte contemporânea através de cursos livres no Parque Lage. Com experiência de trabalho em arte-educação pelo Instituto Tomie Ohtake, pela ONG Mudando a História e pelo projeto argentino Cine + Chicos.
Rafael Buosi é cineasta e produtor formado pela FAAP. Coordenou a montagem de mais de dez exposições em cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e São Paulo, com foco sobretudo em mostras de poesia intersemiótica.